
Damos as boas vindas a este novo encontro do nosso canal, no qual pretendemos promover uma discussão sobre as artes e o ensino.
Somos a Érica Roda, José Tenreiro e a Valéria Wiendl. Érica é natural de Leiria, José de Viseu e Valéria de São Paulo, Brasil, e encontramo-nos no Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade do Porto (parceria entre a FBAUP e a FPCEUP), onde somos atualmente estudantes. Temos formação anterior em Arquitetura e em outros domínios da Arte.
Enquadrado na Unidade Curricular de Didáticas de Artes Visuais do curso de Mestrado de Ensino de Artes Visuais, da Universidade do Porto, temos o intuito de levantar questões sobre a manutenção de conceitos hegemônicos nos discursos instalados e perpetuados em torno das perspectivas de teoria e prática em artes visuais, MAS TAMBÉM conhecer outros discursos, com trabalho prático realizado em outras áreas que possam ser trazidos para o nosso campo de ação.
Procurando criar novas lentes críticas de diversidade, iremos convidar profissionais ligados à educação, que procurem de alguma forma trabalhar com a Teoria Interseccional e seus marcadores, promovendo um discurso inclusivo e equitativo.
Inclusão e resistências no ensino da arte no interior do Brasil
PodCast 1
Ana
Julieta
Diogo Rocha
Ana é formada em Pedagogia, com Especialização em Educação Infantil.
Leciona há 39 anos, atuando como Coordenadora Pedagógica há 20 anos na rede de educação municipal, em Alagoinha, e no Colégio da Luz, em Guarabira, estado da Paraíba, Brasil.
Na rede municipal atua com Professores e alunos da educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ao 9° Ano).
Na rede particular atua com professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Adaptação curricular da facilitação gráfica
PodCast 4
Flávia
de
Sousa
Formada em design, a Flávia considera-se viciada em aprendizagens e adora atos aleatórios de bondade, viver com propósitos mas sem se levar demasiado a sério, pois a vida é curta! Apesar das suas variadas formações, não só em design mas em formações sobre como trabalhar com jovens, ONGs e comunicação não violenta, foi como Presidente da ONG Collipo, que começou a gerir projetos e habilidades organizacionais e a ser uma facilitadora. Além disso, é atualmente trainee e facilitadora no Conselho Português da Juventude.
Novas vozes e formato de pesquisa no ensino da arte
PodCast 2
Profa. Dra. Sumaya Mattar
Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona no ensino de graduação e pós-graduação, orienta e desenvolve pesquisas e projetos de extensão. É professora do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA. Fundou e coordena o GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação. É uma das responsáveis pelo Subprojeto de Artes do Programa de Residência Pedagógica da Capes/USP. Faz parte da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da FFLCH . Foi professora de Arte e coordenadora pedagógica em escolas das redes municipal e particular de ensino de São Paulo e desempenhou diversos cargos de gestão acadêmica na USP, entre os quais, a coordenação dos cursos de licenciatura em Artes da Escola de Comunicações e Artes. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores, história oral, narrativas biográficas, metodologias de ensino de Arte, currículo, questões identitárias e étnico-raciais na arte e na educação, criação pedagógica, processos cartográficos, cerâmica e fazeres artesanais. Também é autora de vários livros e artigos sobre esses assuntos, entre eles, Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula, publicado pela Editora Papirus.
Reflexões tripartidas
PodCast 5
Érica Roda,
José Tenreiro, Valéria Wiendl
Érica é natural de Leiria, José de Viseu e Valéria de São Paulo, Brasil, e encontramo-nos no Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade do Porto (parceria entre a FBAUP e a FPCEUP), onde somos atualmente estudantes. Temos formação anterior em Arquitetura e em outros domínios da Arte
Uma Reflexão sobre educação anti-racista
PodCast 3
Prof.
Me. Danilo Cardoso
Natural da cidade do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco, Danilo Cardoso é licenciado em História (UPE), mestre em Educação (USP) e doutorando em Antropologia (ISCTE/NOVA).
Encontra-se a viver em Portugal desde 2015, onde se fixou depois de uma breve passagem por Espanha.
Leciona há 20 anos e cultiva o interesse pela Alfabetização, Arte-Educação, Educação Antirracista, Ensino de História e Formação de Professores.
Salientamos a participação no programa “Brasil Alfabetizado”, no qual experimentou o método freiriano, assim baptizado em homenagem a Paulo Freire.
Tem uma vasta experiência docente na educação formal, cumprida em escolas públicas e particulares brasileiras, mas também na não-formal, realizada através de projectos educativos e culturais.
Em Portugal, coordena o Grupo EducAR, através do qual procura desmontar a “narrativa única e bem manipuladora” do passado que encontra nos manuais escolares portugueses.
Neste contexto, salientamos o projecto “Com a mala na mão contra a discriminação: uma viagem pela história dos nossos direitos (I Prémio Municipal de Direitos Humanos na Criança e no Jovem – Escola do Castelo) e o "Igualdade em Rede: tecendo saberes emancipatórios" [11º Ano - Escola António Arroio].
Prémio Dicionário de Princípios: um guia infantil para ver o ouvir a cidade (2º Ano - EB Professor Oliveira Marques)
Ana Julieta
“...a gente percebe que tem uma certa dificuldade na disciplina de arte... Estudar Tarsila do Amaral está fazendo ideologia. Então, isso tem uma resistência, uma dificuldade. Enquanto escola, só dizemos aos professores que eles têm total liberdade de fala, de posicionamento, e respeitamos isso..."
Sumaya Mattar
"...E agora nós temos um alunado que tem uma diversidade grande, étnico-racial e econômica também. Esses alunos estão entrando com vontade, com muita vontade de ver as suas questões abordadas no currículo da universidade, por exemplo, nas falas dos professores, nas práticas artísticas e assim por diante... "
Danilo Cardoso
“...essa educação anti-racista tem que ser um projeto de estado. Se ela não for um projeto de estado, ela vai continuar dependendo da boa vontade de algumas pessoas...”
Flávia Sousa
“...acabamos por nos compreender melhor uns aos outros. (...) acho que a grande pedra basilar para essa parte da hegemonia é a criação de espaços seguros para que depois os jovens estejam mais permeáveis a aprender...”
Somos a Érica Roda, José Tenreiro e a Valéria Wiendl. Érica é natural de Leiria, José de Viseu e Valéria de São Paulo, Brasil, e encontramo-nos no Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade do Porto (parceria entre a FBAUP e a FPCEUP), onde somos atualmente estudantes. Temos formação anterior em Arquitetura e em outros domínios da Arte.